Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Eletricitários seguem em GREVE por tudo o país – ELETRONORTE está parada em Belém no Guamá e Miramar.


Estive hoje prestando solidariedade à GREVE nacional dos Eletricitários, aqui em Belém estão paradas as trabalhadoras e os trabalhadores da ELETRONORTE no centro operacional do Guamá na Perimetral e no Núcleo Tecnológico de Miramar na Artur Bernardes. Como já dissemos em postagem anterior a categoria reivindica reajuste de 10,73% na remuneração, além de mudanças no Plano de Cargos e Salários, extensão de Plano de Saúde para os aposentados, entre outras reivindicações.

            Segundo Boletim da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) há greve em 13 unidades da ELETROBRAS, entre elas FURNAS, ELETROSUL e CHESF. Faz 20 anos que os trabalhadores da Eletrobrás não param por tempo indeterminado.

As contradições da GREVE!

            Não temos dúvidas da sobriedade, legalidade e necessidade da Greve, que ocorre justamente no segundo ano do Governo Dilma, a Dama de Ferro. Ao que parece, nos anos anteriores a equipe do governo tinha mais habilidade para lidar com os trabalhadores Eletricitários e mesmo através de acrobacias negociais nem sempre benéficas aos trabalhadores conseguiam encerrar as negociações na fase das paralisações de alerta. Ao que tudo indica o Governo perdeu o apoio nos setores da alta gestão da empresa, ao retirar benesses dos altos cargos, embora não se possa negar que a ELETRONORTE continua como as demais estatais um cabide de indicações políticas, vide ser Diretor da empresa um dos irmãos de Antonio Palocci, ex-ministro chefe da casa civil da Dama de Ferro. A Diretoria é loteada entre o PT e o PMDB.

            Com uma posição claramente governista na política mais geral, a direção da FNU, como também do Sindicato dos Urbanitários do Pará, formada por integrantes de longas datas do PT tenta equilibrar-se entre a obrigação de garantir a luta pelos direitos dos trabalhadores e de garantir fidelidade política ao partido de Lula.

            Encontrou a solução na formulação segundo a qual o governo Dilma teria adotado uma estratégia diferente em relação ao governo Lula (o Grande Chefe dos Sindicalistas Ptistas) em relação à crise econômica internacional. Para a Direção da FNU enquanto Lula atual para aumentar a renda como formula de superação da crise o governo Dilma “aposta suas fichas no receituário Neoliberal”. Por isso na visão da FNU o governo deve reavaliar a conjuntura.

            Não é de hoje que os Urbanitários tem que lidar com as contradições de seu partido, durante a tentativa de privatização da COSANPA por Duciomar foram obrigados a denunciar o pacto Duciomar x Ana Julia, e o fizeram muito bem. Optaram corretamente por sua base.

            Apostamos na força da GREVE para ajudar inclusive a direção dos Urbanitários a concluir que as diferenças entre Lula e Dilma são irrelevantes e que é possível a partir da força da GREVE encerrar a fase de perda de direitos aberta na década de 90 e iniciar uma fase de reconquista. Que as contradições entre a atuação sindical do PT e o próprio PT no governo chegou a um nível quase insustentável. Inclusive ético, o PT como partido não é mais lugar para os legítimos dirigentes dos trabalhadores.

Parabéns aos Eletricitários por mais um dia de GREVE! Construam sua história!

Vamos seguir acompanhando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário