Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Sobre o texto Machista e Racista de Edir Macedo. É preciso de limites para os imbecis.


Recentemente, tive a infelicidade de ver que o Bispo Macedo escreveu um livro sobre “O perfil do homem de Deus”, de cara o livro não falava nada sobre como enganar fiéis e comprar uma casa nos EUA, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, formação dequadrilha ou estelionato, ou seja, não fala de nenhum dos crimes que o “bispo” é acusado pela Polícia Federal Brasileira e Norte-Americana. Mas esse texto não é para falar das fraudes cometidas pela Igreja Universal (e todas as outras que seguem o mesmo gênero), mas para falar de Machismo e Racismo, e como essas religiões são a principal forma de ataque a uma sociedade democrática.
Igreja Universal contra as mulheres! O Machismo em “nome de Deus”.
O texto de Edir Macedo começa falando sobre os problemas dos casamentos entre homens mais novos e mulheres mais velhas e a justificativa é clara: “temos visto que quando a mulher tem idade superior à do seu marido, ela, que por natureza já tem o instinto de ser 'mandona", acaba por se colocar no lugar da mãe do marido.(...)”. Ou seja, o problema é que a mulher manda no homem, e consequentemente, isso dá problemas no casamento porque obrigatoriamente o homem deve mandar.
Tal imbecilidade é repugnante, orienta seus fiéis a oprimirem suas esposas, e a buscarem mulheres que se submetam a essa opressão e justificam na idade, quer dizer que, quanto mais madura a mulher, mais difícil de oprimir, e por isso não são boas esposas.
Mas se você leitor acha que leu toda a asneira possível, pasme-se Edir Macedo demonstra mais uma “pérola”, afirma ele: “E o pior não é isto. A mulher normalmente envelhece mais cedo que o homem, e quando ela chega à meia-idade, o marido, por sua vez, está maduro mas não tão envelhecido quanto ela. E a experiência tem mostrado que é muito mais difícil, mas não impossível, manter a fidelidade conjugal.
Edir Macedo quer dizer que o problema da fidelidade conjugal na sociedade é de responsabilidade da mulher, que ao envelhecer mais rápido (sic) que o homem faz com que ele perca o interesse, e tenha relacionamentos extraconjugais. A idiotice de Macedo chega a ser surpreendente. A questão da fidelidade conjugal é um contrato social entre as partes, que podem convencioná-lo da forma como quiserem, e homens e mulheres têm desejos e interesses iguais. Ou mulheres mais maduras não sentem interesses em rapazes mais jovens? Ora, mulheres e homens têm desejos sexuais dos mais diversos, e acordos sobre a “fidelidade” variados e todos devem ser respeitados igualmente.
Para Edir Macedo a cultura machista e paternalista de que o homem pode ter várias mulheres, mas a mulher deve ser fiel, a culpa é da mulher que envelhece mais rápido! É preciso que haja limites para ser imbecil, este cidadão superou todos que eu conheço.
Edir Macedo: Racista, sim!
O texto “Homem de Deusquanto à idade e à raça é um recheado de preconceito e prega diretamente um apartheid eclesiástico-social. Afirma Macedo: “Não haveria nenhum problema para o homem de Deus se casar com uma mulher de raça diferente da dele, não fossem os problemas da discriminação que seus filhos poderão enfrentar nas sociedades racistas deste mundo louco.”. O raciocínio de Macedo é o limite da imbecilidade racista. Segundo ele, o problema é que o um homem não pode se casar com uma mulher de outra “raça” (sic) porque o filho vai sofrer preconceito, ou seja, para eliminar o preconceito, vamos segregar as pessoas pela cor da pele e pronto. É a mesma coisa que uma pessoa ter a cabeça cortada na tentativa de se salvar o olho com miopia.
O debate de Macedo já começa todo errado, pois trata de uma questão de “raça”, conceito completamente rejeitado pela comunidade cientifica, biólogos, sociólogos, antropólogos etc, já que a raça, aplicando o conceito cientificamente correto seria Homo Sapiens, abrangendo toda a humanidade, o conceito a ser empregado seria o de etnia. Continua Macedo “Procuramos, portanto, trazer à baila esta situação a fim de evitarmos transtornos no futuro do homem de Deus e na obra que está reservada para ele”. Quer dizer que o racismo porventura sofrido é um “transtorno” e não um crime.
Essa compreensão nos retorna ao debate religioso feito pela Igreja Católica durante o século XVI para escravizar os negros africanos, de que os negros não tinham alma, e por isso deveriam ser escravos dos senhores brancos, e sua religião, era um culto ao demônio e deveria ser proibida. Cinco séculos depois ainda vemos profundas marcas desse preconceito e a Igreja Universal, com seu principal líder, Edir Macedo entra no bolo para contribuir com a formação de um novo apartheid. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário