Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de julho de 2012

ELETRONORTE em GREVE – GOVERNO DILMA não aceita ir além da reposição do INPC


Os trabalhadores e as trabalhadoras da ELETRONORTE, empresa da nova holding criada no ano passado pelo Governo com o nome de “nova” ELETROBRAS entraram em greve por tempo indeterminado a partir de hoje, dia 16 de julho de 2012. A criação da “nova” ELETROBRAS”  está diretamente relacionada com a política de abertura do capital das empresas públicas com negociações na Bolsa, como é o caso de PETROBRAS e outras.

            A Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) apresentou uma pauta de 10,73% de reajuste (a campanha já começa com um índice baixo), mas o governo através do Departamento de Coordenação e Controle das Estatais (DEST-MPOG), que tem a frente o Sr. Murilo Barela, um burocrata PTista a serviço dos acionistas das estatais, insiste em um reajuste de 5,1% que, conforme a avaliação do governo, zera as perdas pelo INPC.

            Consideramos justa e acertada a greve dos eletricitários, a proposta de reajuste pelo INPC é, tendo como base apenas a questão econômica, um verdadeiro engodo e parte de uma estratégia articulada com a própria CUT, que alimenta nos trabalhadores de todas as categorias a idéia de que as campanhas salariais são vitoriosas quando conseguem ganho real, o que significa 1 a 2% acima do INPC.

                  Mas o governo não insere em sua conta: o reajuste rebaixado dos saldos das contas do FGTS, de 3% ao ano, um verdadeiro roubo das contas dos trabalhadores; o reajuste abaixo da inflação para a tabela de IRPF, segundo avaliações da Auditoria Cidadã da Divida publica a tabela de Imposto de Renda Pessoa Física acumula uma perda de mais de 60% que significa que os trabalhadores, principalmente aqueles que têm desconto na fonte, estão perdendo milhões e para encerrar por aqui ainda resta o famigerado fator previdenciário, um desconto indevido e criminoso no valor das aposentadorias.    
           
            Esperamos sinceramente que neste ano os trabalhadores da Eletronorte superem a política de ganho real que na verdade é uma política de perda camuflada. Independente das posições político partidárias em jogo a matemática do reajuste precisa ser pensada a partir dos elementos acima, sob o risco de ganharmos por um lado e perdermos muito mais por outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário